fala ivea!

Aqui você poderá conferir quinzenalmente dicas, tendências, entrevistas e pesquisas sobre o mundo da organização!

Vale lembrar que é possível receber outras dicas nas notícias que saíram em na mídia e no instagram.
Arrumar x Organizar: qual a diferença?

21 de julho de 2020

Se formos para o dicionário às definições de arrumar e organizar se fundem, de certa forma, mas vamos ter que discordar dele e mostrar que essas duas palavrinhas não são sinônimas.

Arrumar é paliativo, é cansativo, não tem lógica, não existe manutenção na arrumação, pois você só tira da frente e coloca onde tem espaço sobrando. Ou seja, a possibilidade de você lembrar onde você guardou algo na última arrumação é pequena. Toda vez que você arruma você pode colocar num lugar diferente. E o aspecto do ambiente é sempre de arrumado.

Organizar é trazer funcionalidade, é observar o problema e resolver. É criar morada fixa para suas coisas. Exemplo: digamos que as chaves da casa e do carro, bem como a carteira, toda vez que você chega em casa você coloca num lugar diferente (em cima da mesa, do centro, na cozinha, na cômoda do quarto etc). Aí no dia seguinte você vai sair, mas não lembra onde colocaram as chaves de casa, do carro e a carteira; eu te pergunto: quanto tempo você levou procurando? Se você estava com pressa, como você saiu diante do tempo que perdeu procurando por itens básicos e necessários de todo dia? Imagino que bastante irritada!

A organização da casa ela vem para te dar praticidade e não engessamento, como muita gente pensa. A organização é para te dar liberdade de fazer aquilo que realmente importa. Invista seu tempo em casa ficando com sua família, lendo um livro, assistindo um filme ou uma série, estudando algo do seu interesse, fazendo uma comida gostosa ou qualquer outra coisa que goste de fazer em casa. Seu tempo é valioso demais para perder procurando coisas do dia a dia em casa ou até mesmo algo importante.

Ah! E a solução para as chaves e a carteira? Coloque uma cesta ou bandeja na entrada de casa ou num local de passagem para que todos saibam onde deve ficar a partir de agora. Ou até mesmo um chaveiro na parede para que as chaves fiquem visíveis.

Vamos conversar?