fala ivea!

Aqui você poderá conferir quinzenalmente dicas, tendências, entrevistas e pesquisas sobre o mundo da organização!

Vale lembrar que é possível receber outras dicas nas notícias que saíram em na mídia e no instagram.
HIGIENIZAÇÃO DO AR-CONDICIONADO: VOCÊ JÁ FEZ?

18 de outubro de 2021

A limpeza do ar-condicionado previne a proliferação de ácaros, poeira e prolonga a vida útil do aparelho

O verão se aproxima e com ele o uso do ar-condicionado se torna tão necessário nos lares quanto tomar água. Concorda comigo? Mas, o que muita gente não sabe é que a manutenção do aparelho não deve ser feita somente quando ele apresenta algum problema técnico, e sim, com certa frequência.

Quando essa manutenção não é feita, a cada noventa dias mais ou menos, pode causar alguns transtornos como um consumo de energia elevado (com bandeira vermelha isso não é legal!), ineficiência do resfriamento, além do surgimento ou agravamento de doenças respiratórias como alergias, sinusite e até enxaqueca. 

Então, vamos aprender juntas como limpar seu ar-condicionado corretamente e não ter esses problemas? Porque Ivea é sinônimo de casa organizada por dentro e por fora das coisas. ? 

A PRIMEIRA PARTE DA LIMPEZA

A primeira parte a ser higienizada é a externa e deve ser feita com água e detergente neutro. Digamos que essa é a parte que menos devemos nos preocupar, limpando conforme for ficando sujo, porém, o ideal mesmo seria que pelo menos uma vez por semana você o limpe, para que não acumule poeira. Outra dica, é não usar produtos que não sejam detergente neutro, como os “produtos multiuso”, porque eles deixam o seu aparelho amarelado. 

FILTRO E CARENAGEM DO EVAPORADOR

Feita a higienização da parte externa, partimos para a limpeza dos filtros e da carenagem do evaporador. Os filtros devem ser lavados com água corrente, sem uso de produtos, enquanto a carenagem deve ser higienizada com o uso de um pano úmido. É importante ressaltar que a frequência dessa manutenção é mensal nas empresas e trimestral em residências. 

A PARTE INTERNA 

Chegamos à parte final da limpeza do ar-condicionado. Para isso, tome todos os cuidados para que tudo seja feito com segurança. Vamos às dicas:

  • Desconecte o ar-condicionado da tomada;
  • Remova o filtro e a tampa da frente para que você tenha acesso a bobina;
  • Aplique um produto de limpeza específico, que você pode encontrar em ferragens, na bobina. Esses produtos auxiliam na remoção de sujeiras acumuladas e odores de fumaça de cigarro, por exemplo. Tome cuidado para que somente a bobina entre em contato com o produto e não os fios e outras peças;
  • Remova toda a poeira das lâminas da ventoinha;
  • Limpe o filtro com água corrente;
  • Ponha o filtro e a tampa do aparelho de volta;
  • Ligue o ar-condicionado na tomada após 10 ou 15 minutos.

Gostou deste artigo? Então salve e compartilhe com as amigas! E não esquece: anota na sua agenda a manutenção frequente de seu ar-condicionado. 

limpeza; ar-condicionado; organização; saúde.

Vamos conversar?