fala ivea!

Aqui você poderá conferir quinzenalmente dicas, tendências, entrevistas e pesquisas sobre o mundo da organização!

Vale lembrar que é possível receber outras dicas nas notícias que saíram em na mídia e no instagram.
MINIMALISMO E ORGANIZAÇÃO: O QUE ELES TÊM EM COMUM

12 de dezembro de 2021

Minimalismo e organização são dois assuntos que estão mais próximos do que você imagina e tirar proveito dos dois pode ser surpreendente para você. "Ivea, então para ter uma casa organizada eu vou precisar jogar tudo fora?" – Não!

Primeiro que, o minimalismo se traduz como um movimento artístico e cultural onde os seus adeptos partem da iniciativa de ter menos coisas ou apenas coisas realmente necessárias. Assim, eles levam uma vida mais simples, em que a felicidade não está associada ao acúmulo de posses. E segundo, que existem estereótipos exagerados sobre pessoas minimalistas.

Você deve estar se perguntando então qual a lógica de tudo. Calma, eu explico:

Destralhe

Um dos pontos fortes entre minimalismo e organização é o processo de destralhe, ou seja, o quanto de coisas será descartado. Essa ação está ligada inclusive a diferença entre organizar e apenas arrumar.

Esse processo é muito importante na organização porque é essencial na hora de construir a praticidade e a funcionalidade que se espera ter em um ambiente organizado. Em alguns casos, ele é obrigatório para que a organização aconteça. Por exemplo, quando a quantidade de itens a se organizar é muito grande e o espaço é pouco.

Por outro lado, o destralhe é uma das práticas mais notórias dentro dos hábitos minimalistas, já que quem decide buscar por esse estilo de vida, começa eliminando tudo o que não for essencial e mantendo o que for importante. Mas mesmo quem não aderiu costuma ter como hábito destralhar em seu dia a dia.

Cada coisa em seu lugar

Aqui relembramos um princípio da organização: o endereçamento. Trata-se de definir para cada objeto que você possua um lugar específico para guardar, de maneira que ele não fique vagando por todos os cômodos da casa, causando a bagunça.

Conseguimos unir esse princípio ao minimalismo, justamente porque apenas as coisas que possuem um devido lugar em nossa vida merecem ficar conosco. Consegue perceber que isso está ligado à praticidade? Se você tem pertences que não possuem lugar fixo, provavelmente eles não têm uma utilidade bem definida para você. E o óbvio também precisa ser dito: se esses itens não possuem um lugar fixo, talvez você possua coisas demais.

É interessante pensarmos também que quando falamos de organização pessoal, de agenda ou de projetos e planos a sintonia entre organização e minimalismo pode ser benéfica. Nestes casos, para se organizar é preciso conhecer suas prioridades e conseguir abrir mão de certas coisas para poder se dedicar a outras mais importantes.

Visibilidade

Outro princípio da organização e que pode ser unida ao minimalismo é a visibilidade. Resumidamente, quando se tem um ambiente organizado, passamos a enxergar aquilo que temos ali. Isso ajuda não só na funcionalidade e praticidade, mas também, a termos mais consciência do que possuímos. O efeito disso, é lembrarmos mais daquilo que temos e identificar com mais facilidade os itens que em excesso.

Por fim, o que quero dizer com esse artigo é: organize e facilite a implementação de um estilo de vida minimalista. E, aplique o minimalismo e facilite a implementação de uma vida organizada!

E precisando de uma ajudinha, você já sabe: conta comigo!

Organização; minimalismo; funcionalidade; praticidade; visibilidade; destralhe. 

Vamos conversar?